Zarco
Durante o programa Hero Training da Draper University, que frequentei enquanto era CEO da Nomadmovement, participei em reuniões com os maiores investidores de Silicon Valley e tive mentores de renome como Sabeer Bhatia (fundador do Hotmail), Tony Hsieh (fundador da Zappos e autor do livro "Delivering Happiness") e David J. Bland (especialista em metodologia Lean Startup).
Com o feedback recebido, cheguei à conclusão de que seria muito complicado levantar uma nova ronda de investimento com o modelo de monetização que estava definido na empresa. Precisávamos de uma escala e de uma tração que eram difíceis de atingir com o investimento inicial.
Foi durante esse período que percebemos que os nossos viajantes eram ótimos embaixadores das cidades onde viviam e que fazia falta proporcionar a quem viajava uma experiência local autêntica. A Nomadmovement deu assim lugar à Zarco, uma nova visão para conectar viajantes a experiências genuínas e locais.
A Zarco permitia que um turista escolhesse um anfitrião local para lhe dar a visão da cidade, enquanto habitante, proporcionando experiências únicas e personalizadas. Eramos o “uber” dos guias turísticos locais.
Desde a sua fundação, a Zarco ganhou vários prémios de empreendedorismo, como o Vodafone Power Lab, expandiu-se para três cidades diferentes e esteve durante duas semanas no top 3 das apps com mais downloads em Portugal.
O grande desafio neste projeto foi conseguir alcançar um custo de aquisição suficientemente baixo para a operação ser rentável. Enfrentámos problemas relacionados com os investidores que tinhamos na altura, o que dificultou o levantamento de uma nova ronda de investimento, e acabámos por ter de fechar.
Valeu a experiência e as lições aprendidas, que levei para outros projetos.